Sangue nas fezes pode ser sinal de doença grave

É o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres.

Assim como acontece com outros tipos de câncer, o câncer de intestino pode ser silencioso no início da doença. Isso quer dizer que nos estágios iniciais da doença não temos sintomas, ou confundimos com outros problemas intestinais, e por isso deixamos de procurar ajuda médica.

Quando em fase avançada, a doença pode causar perda de sangue nas fezes, dor abdominal, massa abdominal, alteração do ritmo intestinal, vômitos e náuseas, emagrecimento e anemia. Idade acima de 50 anos, dieta com alto teor de gordura, carnes, baixo teor de cálcio, obesidade, sedentarismo e tabagismo são os fatores de risco para desenvolver a doença.

A boa notícia é que com um exame simples é possível identificar a presença de sangue nas fezes. Este exame é chamado de sangue oculto na fezes, e com apenas uma coleta de fezes qualquer pessoa pode fazer o exame em uma de nossas unidades, localizadas perto de você.

Existem casos em que o sangue fica escondido no meio das fezes e o paciente pode não perceber. Por isso, a recomendação de fazer anualmente o exame e, caso seja detectado, os médicos pedem a colonoscopia para ver o intestino por dentro.

Dra. Graziela, responsável técnica pelos laboratórios Prevital, completa: o exame de sangue nas fezes é importante para detectar o câncer precocemente, mas um resultado positivo pode indicar presença de sangue por outras causas, por exemplo, úlceras no estomago ou hemorroidas. Dessa forma, tendo o resultado em mãos é preciso procurar um médico e fazer uma avaliação clínica completa.

Os sintomas mais comuns associados ao câncer de intestino são:

Sangue nas fezes.

Mudanças recentes nos hábitos intestinais.

Sensação de evacuação incompleta.

Cansaço ou fadiga inexplicável.

Dores abdominais.

Perda inesperada e repentina de peso.